quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Veganos em Florianópolis


Nota: Embora não tenha sido declarado na matéria o Adventismo (até por não ser o foco, mesmo que tenha sido citado e explanado nos "bastidores"), fica implícito nas entre-linhas um objetivo maior no estilo de vida. Foi gratificante poder participar e de alguma forma contribuir para o avanço da mensagem de saúde que com tanto carinho foi confiada por Deus aos adventista à mais de 100 anos.

Segue a matéria:

De bolonhesa de soja a salada e massas. A vegetariana Gabriela Andrade, 36 anos, nunca teve problemas em comer bem e se manter saudável. A carne não faz parte de seu cardápio há 20 anos, mas ela garante que não faz falta. “A digestão é melhor e não sinto falta da carne, aliás, nunca fui muito fã”, garante. Atleta, ela não tem dificuldade para comer o que gosta e fazer um prato bem colorido e saboroso. Gabriela mantém na alimentação os ovos e derivados do leite – muitos vegetarianos não se alimentam de ovos e leite.

Encontrar um vegetariano em Florianópolis não é uma tarefa difícil. A cada dia, novas pessoas optam por uma alimentação mais saudável e regrada. Mas a falta de locais que ofereçam este tipo de alimento ainda é um problema para alguns vegetarianos. É o caso da estudante Bárbara Kassulke, 24. “Tenho dificuldades para encontrar alimentos, pois quase tudo tem carne em comida pronta na rua, mas cozinhando em casa fica mais fácil”, garante.

Para Bárbara, é preciso mais restaurantes vegetarianos na Capital, e também maior inclusão de alimentos sem carne nos restaurantes e cafeterias. “Conheço, no máximo, três restaurantes não vegetarianos que servem soja”, afirma.

Com uma alimentação bem reforçada, saúde em dia e o acompanhamento de uma nutricionista, Gabriela está preparada para os treinos diários de corrida. O fato de ser vegetariana nunca atrapalhou essa rotina. Desde os 18 anos foram mais de 150 provas disputadas.

Mas hoje, depois de tantos anos, Gabriela encontra um grande desafio: ter comida vegetariana para levar em uma corrida na Amazônia, que durará seis dias. São 254 quilômetros de prova na Jungle Marathon.
Como é uma corrida autossuficiente e no meio da floresta, cada competidor precisa levar seus próprios suplementos desidratados. “Ainda não sei o que farei a respeito. Estou em contato com pessoas que participaram da prova e que sejam vegetarianas, mas ainda não encontrei quem pudesse me auxiliar”, diz.

A luta dos veganos
Se quem não come apenas carne já tem dificuldades para encontrar locais que ofereçam boas opções, imagina para os veganos, que além dos alimentos derivados de carne excluem da dieta todos os produtos de origem animal, tanto da dieta como de tudo que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçados. Ou seja, os veganos excluem qualquer forma possível de exploração animal de seus ingredientes ou processos de manufatura.

Há três anos em Florianópolis, o designer gráfico Jean Rosa afirma que a maior luta é por locais que ofereçam lanches veganos, pois hoje as opções são bem restritas. Jean é ainda mais radical. Ele restringe também de sua dieta as bebidas alcoólicas, café e evita os corantes. “Vejo a questão da ética, mas também da saúde”, conta o designer, que tem o hábito de ler rótulos para saber exatamente o que os produtos oferecem.

Granola, frutas, doces integrais e carne de soja fazem parte da alimentação de Jean. Apesar de precisar se atentar aos detalhes, ele não reclama, pois a prioridade é a saúde. “Sempre tive problemas respiratórios e não encontrava solução. Comecei a buscar uma alimentação mais regrada e notei logo no início uma respiração melhor, um vigor físico. Raramente fico gripado e me sinto mais leve”, diz.
Jean é vegano há oito anos e garante que para uma alimentação equilibrada, não precisa de muito segredo: “Basta ter um prato bem colorido e variado, com leguminosas, vegetais”.

Sabiá Burguer, um slow food que deu certo
Há pouco mais de um ano em Florianópolis, o casal vegano Ingryd Calazans e Ivan Silva sentiam falta de um local que oferecesse lanches especializados para o público vegano. Para sair da mesmice, e oferecer às pessoas que sentiam essa mesma carência, o casal montou a primeira hamburgueria vegana no bairro Rio Tavares, onde residem: o Sabiá Burguer. Em pouco mais de um mês, o resultado tem surpreendido os jovens. “Apesar de novo, o comércio já é um sucesso. Vendemos cerca de 30 lanches por dia”, conta Ivan, que é cozinheiro.

Do pão ao queijo, tudo é produzido de forma artesanal, e as entregas são feitas de bicicleta, no Campeche, Rio Tavares, Canto da Lagoa e Lagoa da Conceição. O lanche conta apenas com produtos orgânicos.
Com opções que vão de lentilha, saladas, grão de bico, molhos de berinjela a maionese caseira vegana, o público conta com um cardápio variado, e a média de preços fica em torno de R$ 13, similar a um lanche comum. “A nossa ideia é oferecer um lanche saboroso, que preza pela qualidade. Então é slow food, e não fast food”, brinca Ivan, sobre a forma que são feitas as entregas.

E não são apenas os veganos que procuram os lanches do Sabiá Burguer. De acordo com Ingryd e Ivan, 30% do público não são veganos, e muitos procuram o lanche por questão de saúde, e curiosidade.

ESTILOS DE VIDA


Vegetariano
Vegetarianismo é o regime alimentar segundo o qual nada que implique em sacrifício de vidas animais deva servir à alimentação. Assim, os vegetarianos não comem carne e seus derivados, mas podem incluir em seu regime, leite, lacticínios e ovos.

Tipos de vegetarianismo
* Ovolactovegetariano: consome ovos, leite e laticínios.
* Lactovegetariano: consome ovos, mas faz uso de leite e laticínios.
* Vegano: vegetariano estrito, que recusa o uso de componentes animais não alimentícios, como vestimentas de couro, lã, seda e produtos testados em animais.
* Crudivorista: vegetariano estrito, que utiliza alimentos crus ou aquecidos a, no máximo, 42 graus. A utilização de alimentos em processo de germinação, como cereais integrais, leguminosas e oleaginosas, é comum nessa dieta.
* Frugivorista: vegetariano estrito, que utiliza apenas frutos na sua alimentação. Neste caso, o conceito de frutos segue a definição botânica, que inclui os cereais, alguns legumes (abobrinha, berinjela), oleaginosas e as frutas.
* Semi-vegetariano: faz uso de carnes, geralmente brancas, em menos de três refeições por semana. Alguns consideram semi-vegetariano o indivíduo que come carne branca apenas uma vez por semana.

VeganoVeganismo é uma opção de vida de pessoas que por razões éticas (relacionadas ao respeito aos direitos animais) prescindem do uso de qualquer produto de origem animal.

O que um vegano não faz
* Não come nenhum produto de origem animal (frango, peixe, leite, ovos, gelatina…)
* Não usa roupas feitas com couro, peles, lã, seda…
* Busca boicotar empresas que façam testes com animais.
* Não vai a circos, zoológicos, touradas, rodeios ou qualquer forma de entretenimento que utilize animais.
* Não compra animais de estimação, afinal, amigos não se compram.

Notícias do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário